data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Retorno do público, principalmente nos finais de semana, traz esperança de recuperação econômica do setor lojista no segundo semestre
A volta gradativa do público aos shoppings de Santa Maria, principalmente nos finais de semana, tem trazido esperança de retomada econômica para o setor lojista neste segundo semestre de 2021. Com a reabertura das lojas aos domingos, o movimento já se compara com o de 2019, antes da pandemia. A expectativa é que o avanço da economia da cidade seja significativo com o controle da pandemia e com a ampliação da vacinação.
Com a virada para o segundo semestre de 2021, os empresários acreditam que os consumidores voltarão a girar mais a economia local. Isso é o que mostra uma pesquisa do Fecomércio-RS. Conforme o Índice de Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), essa expectativa teve aumento de 5,2% em julho e se encontra apenas 7,3% abaixo do nível de março do ano passado, quando ainda não havia a pandemia.
Vacinação chega a adolescentes, lactantes e pessoas a partir de 32 anos nesta semana
Ainda com desafios a serem enfrentados em relação à economia, os lojistas de Santa Maria acreditam que a normalidade, mesmo que dentro do possível, esteja voltando. De acordo com a superintendente comercial do Royal Plaza Shopping, Cristina Trevisan, 38 anos, o fluxo de pessoas no centro comercial nos finais de semana já está quase chegando ao movimento de 2019, período pré-pandemia.
- Em junho, tivemos um aumento de movimento de cerca de 50% em relação a maio. Se comparada mesmo período do ano passado, esse número é ainda maior. Com isso, nós estamos bem confiantes com o futuro do shopping e de todo o comércio, principalmente a partir dos meses de agosto e setembro - conta Cristina.
PREVENÇÃO
Mesmo que a volta do movimento seja muito boa para os estabelecimentos, a direção do shopping tem tomado cuidado para evitar as aglomerações. Com o foco no Dia dos Pais, a estratégia do shopping neste ano é incentivar, ainda mais, as vendas. Com um sorteio de cupons, os participantes irão concorrer a vale-compras para utilizar dentro do próprio estabelecimento.
Santa Maria tem 23% da população imunizada contra Covid-19
Para o subgerente da loja iPlace, Daniel Rodrigues, 28 anos, o aumento do fluxo de pessoas no decorrer do ano tem melhorado os resultados tanto da loja, que trabalha com produtos da Apple, quanto para todo o comércio da cidade.
- Observamos que nossa demanda tem aumentado bastante e está crescendo conforme o avanço da imunização. Estamos bem otimistas para as próximas datas comemorativas que estão por vir. Acreditamos que serão melhores que as do ano passado - explica Rodrigues.
No segundo domingo de agosto, será o Dia dos Pais, data que provoca aumento nas vendas do comércio.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
Elis Ramos), 44 anos, dona de uma loja de vestuário do Praça Nova, está otimista com o retorno dos clientes ao shopping
O FUTURO TRAZ MAIS ESPERANÇA
"É muito bom olharmos para os corredores e ver as pessoas voltando ao shopping". É com essas palavras que a proprietária da loja Spirito Santo, Elis Ramos, 44 anos, define a sensação de ver o movimento e as vendas voltarem, já que em 2020 tudo era uma grande incógnita.
Segundo ela, a segurança em sair de casa sabendo que mais pessoas estão imunizadas, faz com que os santa-marienses, mesmo que aos poucos, comecem a retomar alguns hábitos. Hábitos esses como sair de casa e passear com os filhos, com os pets e também renovar o guarda-roupas, já que depois de tanto tempo em home office, uma roupa nova para voltar as atividades presenciais é bem-vinda.
- Nós ficamos tanto tempo sem saber que rumo tomar, sem saber o que aconteceria por causa da pandemia. Mesmo assim, seguimos firmes e não desistimos. Com a volta do fluxo de pessoas, nós já temos uma resposta positiva deste ano - conta a empresária.
Com poucos horários de ônibus à noite, transporte coletivo ainda gera impasses para lojistas
E é com foco na segurança e na tranquilidade, que a superintendente do Shopping Praça Nova, Heliane Simones, tem pensado nos clientes. De acordo com ela, poder retomar os horários e abrir aos domingos têm contribuído para a volta do movimento.
- Essa retomada foi muito esperada e estamos apostando bastante no segundo semestre, especialmente pensando na população vacinada e nas atividades de entretenimento, que podemos fazer graças a espaços como o Boulevard, que permite eventos mais seguros ao ar livre - diz a superintendente.
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Foto: Pedro Piegas (Diário)
A médica Ângela Paiva, 54 anos, prefere comprar em lojas de Santa Maria. "O esforço do meu trabalho fica na cidade", diz
APOIO AO SETOR LOCAL
A campanha de vacinação abrangendo cada vez mais pessoas, também deixa a médica Ângela Paiva, 54 anos, ainda mais tranquila em poder circular pelos shoppings e ruas da cidade. Ela que só deixou de frequentar os estabelecimentos quando estiveram fechados, reforça a importância das pessoas investirem e contribuírem com a economia da cidade.
- Caminhando por aqui (Royal Shopping), vi um cartaz que dizia: "Lojas abertas salvam famílias". E eu apoio muito essa frase, essa ação e essa atitude. Por isso estou aqui. Prefiro consumir em Santa Maria para que o esforço do meu trabalho fique na cidade e traga retornos para todos nós - afirma a médica.
VACINAÇÃO DE COMERCIÁRIOS TRARIA MAIS SEGURANÇA
O presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Santa Maria (CDL), Márcio Rabelo, também acredita que o avanço da vacinação tenham relação com o aumento do fluxo de pessoas em shoppings e lojas da cidade. Entretanto, para ele, se os trabalhadores do comércio integrassem os grupos prioritários de imunização ajudaria com que as pessoas se sentissem mais seguras em sair e consumir no comércio. Inclusive, o aumento do fluxo tem feito com que as vagas de emprego, que haviam sido fechadas, sejam reabertas gradativamente.
- Nós reivindicamos que todos os trabalhadores fossem vacinados, mas, infelizmente, tivemos o impedimento de colocar esse grupo nas próximas ações - afirma.
A CDL estima que em Santa Maria há cerca de 20 mil pessoas trabalhando no comércio. Dessas, cerca de 6 mil ainda não foram imunizadas.
Receita libera consulta a terceiro lote de restituição do Imposto de Renda
De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, a vacinação do grupo foi vetada porque o Executivo precisa cumprir o que determina o Plano Nacional de Imunização (PNI). "Todas as categorias de trabalhadores estão vacinadas, inclusive, na ordem determinada pelo governo federal, sempre com a chancela da Secretaria Estadual de Saúde.", informou a prefeitura, em nota.
Nesse sentido, o Ministério Público (MP) orientou a prefeitura a seguir as diretrizes do PNI. Como os comerciários e os trabalhadores de supermercados, que seguiram na atividade mesmo durante o fechamento das lojas, não se enquadram nos grupos considerados prioritários para a vacinação contra a Covid-19.
PERCEPÇÃO DE MELHORIAS DOS PEQUENOS NEGÓCIOS CRESCE
A 13ª edição da Pesquisa de Monitoramento dos Pequenos Negócios na Crise, realizada pelo Sebrae RS, revela boas expectativas aos comerciantes. A confiança na economia do Estado manteve a trajetória de alta, com 17%. Em relação às expectativas para os próximos três meses, 60% dos empresários se mostraram confiantes na melhora da situação do seu ramo de atividade, e 47% confiam que também a economia do Estado irá melhorar. A pesquisa foi aplicada entre os dias 28 de maio e 30 de junho, de forma online, com clientes atendidos pelo Sebrae RS.